IDMC


Começamos o ano de 2019 reforçando a honrosa missão do IDMC de estimular uma maior inserção das empresas brasileiras no cenário global do Mercado de Capitais.

Ao longo de 2018 o IDMC realizou seminários e fóruns em Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Recife, Divinópolis e Juiz de Fora, a fim de promover o Mercado de capitais no Brasil e ampliar o reconhecimento deste Mercado como uma importante ferramenta de desenvolvimento empresarial e econômico.

Em março de 2018, o IDMC, em parceria com o ELITE lançou a primeira turma do Programa ELITE Brasil, fortalecendo o ambiente de negócios do país fomentando o crescimento e amadurecimento das médias e grandes companhias brasileiras e a realização de operações de M&A e Mercado de Capitais.

O ELITE é um programa internacional de suporte ao desenvolvimento de negócios e captação de recursos do London Stock Exchange Group, que apoia companhias privadas com grande potencial de crescimento, através da orientação de seus principais gestores e acionistas e a promoção de network com os assessores e investidores, para que estas possam atingir esse potencial fortalecidas por fontes movimentos de consolidação de mercados ou acesso a capital de longo prazo.

Em novembro de 2018 o ELITE alcançou o importante marco de 1000 empresas participantes provenientes de mais de 32 países. Juntas essas companhias geram 415 mil empregos e €71.5 bilhões em receitas anuais. A comunidade conta ainda com mais 200 investidores institucionais parceiros da iniciativa e conectados ao ELITE Club Deal – plataforma exclusiva de private placement desenvolvida para facilitar a conexão entre companhias ELITE e os principais investidores privados em âmbito global.

A 1ª turma ELITE Brasil é pioneira na América Latina e é formada por 10 empresas mineiras de médio e grande portes, sendo elas: Embaré, Grupo Ápia, Labtest, Lafaete, Lumar Metals, Master Turismo, Pif Paf, Transpes, MCT Transformadores e Vilma Alimentos. Esta primeira turma conta com a co-realização da Federação das Indústrias de Minas Gerais – FIEMG, patrocínio do Banco de Desenvolvimento do Estado de Minas Gerais – BDMG com o suporte como parceiros: Credit Suisse Hedging Griffo, Fialho Salles Advogados, Grant Thornton, Ibmec, MZ Group e Paul Hastings.

Todo o conteúdo do Programa ELITE Brasil foi adaptado à legislação e ao ambiente de negócios brasileiro, tendo o IDMC dedicado melhores esforços para a integração com a comunidade Internacional do ELITE e o envolvimento de stakeholders institucionais brasileiros como associações, entidades de classe, órgãos reguladores, bancos de investimento, bolsas de valores e afins, garantindo alinhamento com o mercado local.

Em 2019, o IDMC prevê o lançamento de novas turmas em diferentes regiões do país e intensificará as atividades promoção do Mercado de Capitais e defesa dos interesses dos players deste mercado, fomentando o crescimento e amadurecimento das médias e grandes companhias brasileiras e a realização de operações de Fusão & Aquisição e Mercado de Capitais.  O objetivo é alcançar a marca de 300 companhias brasileiras integrando a comunidade ELITE nos próximos 5 anos, reconhecendo que o middle market brasileiro tem a capacidade única de inovar, criar postos de trabalho e impactar positivamente o desenvolvimento econômico e crescimento do PIB brasileiro.

Finalizando, temos a certeza de que 2019 será um ano de grandes realizações para as empresas brasileiras, com suas respectivas inserções no mercado de capitais, sendo certo de que o IDMC/ELITE Brasil se fará sempre presente para auxiliar e estimular a inserção das empresas brasileiras no cenário global do Mercado de Capitais.