Fundado em 2012, o Instituto de Desenvolvimento do Mercado de Capitais – IDMC – é uma Associação Civil, sem fins lucrativos, que tem por Missão estimular uma maior inserção das empresas brasileiras no cenário global do Mercado de Capitais, através da educação e capacitação de seus respectivos executivos e acionistas, principalmente no que diz respeito à estrutura, processos, exigências, interesses e oportunidades relacionadas a esse mercado (Artigo 2º – Estatuto Social do IDMC).

Tendo como origem o Grupo Gestor de Mercado de Capitais, fórum de entidades e companhias de Minas Gerais dedicadas a fomentar o desenvolvimento do mercado de capitais no estado, o IDMC atuou entre 2012 e 2017 com foco dedicado a esta região do país enquanto Instituto Mineiro de Mercado de Capitais – IMMC.

Ao desempenhar com destaque sua função como promotor e articulador do mercado de capitais em Minas Gerais, o IMMC evoluiu a fim de expandir suas fronteiras e colaborar para com o desenvolvimento do mercado de capitais em âmbito nacional e, para tanto, transformou-se em Instituto de Desenvolvimento do Mercado de Capitais – IDMC.

A fim de promover o mercado de capitais no Brasil e ampliar o reconhecimento deste mercado como uma importante ferramenta de desenvolvimento empresarial e econômico, o IDMC atua através de três pilares fundamentais: educação para cultura de mercado de capitais, tutoria e preparação de companhias para operações em mercado de capitais e integração da comunidade empresarial brasileira com o mercado investidor global.

O IDMC promove extensa programação de seminários, fóruns, programas de imersão e missões internacionais a fim de ampliar as frentes de interação das companhias brasileiras com o mercado de capitais em âmbito internacional.

Destaca-se ainda o lançamento, em 2017, do ELITE Brasil, programa pioneiro na América Latina de preparação de companhias para operações de M&A e mercado de capitais em parceria com a London Stock Exchange Group. O programa, que já conta com mais de 725 participantes de 18 diferentes países da Europa e da África, é a mais bem sucedida experiência de preparação de PME’s para acesso ao mercado de capitais no mundo.

Fundadores do IDMC