Camila Cruz - IDMC


O IDMC – Instituto de Desenvolvimento do Mercado de Capitais realizou nesta manhã, 17 de dezembro, na sede do IBMEC na cidade do Rio de Janeiro, o evento “Mercado de Capitais e a Retomada Econômica – Oportunidades para financiar o crescimento de sua empresa”, em parceria com o IBMEC/RJ, o  CODEMEC – Comitê para o desenvolvimento do Mercado de Capitais e o Consulado Britânico.

A abertura do encontro coube ao Diretor Presidente do IDMC, Paulo Ângelo Carvalho de Souza, que deu as boas vindas aos convidados. A agenda do evento contou com a presença de especialistas que debateram sobre a retomada econômica, as projeções de crescimento da economia brasileira, as expectativas para o ano de 2019 e as potenciais fontes de financiamento de capital para crescimento.

Luciano Paiva, economista do Credit Suisse no Brasil, apresentou as perspectivas macroeconômicas e tendências para o Brasil em 2019; e participou do painel “A retomada para o Estado do Rio de Janeiro – O que esperar?” composto também por Adriane Farias, sócia Corporate Finance na KPMG Brasil, Thomás Tosta de Sá, presidente da CODEMEC e João Marcos da Equipe de Transição do novo Governo do Rio de Janeiro, com moderação de Augusto Sales, professor do IBMEC e consultor em estratégia, fusões e aquisições.

O diretor de desenvolvimento de negócios do IDMC, Eduardo Campos abordou sobre o financiamento do crescimento no mercado de capitais e divulgou o ELITE Brasil, programa internacional de suporte ao desenvolvimento de negócios e captação de recursos do London Stock Exchange Group, que apoia companhias privadas com grande potencial de crescimento a se prepararem e estruturarem para atingir esse potencial através da educação de seus principais gestores e acionistas, troca de experiências com empresas e assessores do mercado de capitais e  acesso a oportunidade de capitalização de seus negócios. No Brasil, IDMC é o parceiro exclusivo ELITE e responsável pelo desenvolvimento do programa no país.

O evento recebeu ainda o Head of Primary Markets Americas da London Stock Exchange, Chris Mayo, que apresentou aos empresários presentes as possibilidades de acesso ao mercado de capitais britânico. A manhã foi finalizada com a participação de Luiz Azevedo, Fundador e Diretor Geral da Harvest Minerals, apresentou o caso de sucesso da companhia que abriu seu capital na Bolsa de Londres (LSE), mostrando que há opções muito viáveis para quem tem um bom negócio em mãos.