Camila Cruz - IDMC


O IDMC – Instituto de Desenvolvimento do Mercado de Capitais, em parceria com a FIESP – Federação das Indústrias do Estado de São Paulo, da Borsa Italiana, da London Stock Exchange, Embaixada da Itália Brasília e da ITALCAM – Câmara Ítalo-Brasileira de Comércio, Indústria e Agricultura realizou na última semana o lançamento do ELITE Brasil em São Paulo.

O evento aconteceu na manhã do dia 11 de abril na sede da FIESP e contou com a presença de cerca de 120 empresários e executivos de companhias do Estado. O objetivo do evento foi apresentar formalmente ao mercado empresarial paulista o Programa ELITE Brasil e anunciar o início das atividades de captação de empresas para formação de turmas do programa no estado de São Paulo.

O ELITE é um programa internacional de suporte ao desenvolvimento de negócios e captação de recursos do London Stock Exchange Group, que apoia companhias privadas com grande potencial de crescimento a se prepararem e estruturarem para atingir esse potencial através da educação de seus principais gestores e acionistas, networking com empresas e assessores do mercado de capitais e acesso a oportunidade de capitalização de seus negócios. Criado pela Borsa Italiana em 2012, o ELITE construiu uma comunidade internacional que hoje reúne mais de 1300 companhias, investidores e parceiros de 36 setores diferentes, está presente em 40 países e acumula mais de 80 bilhões de euros de receitas agregadas.

No Brasil, o programa já conta com uma turma de 10 empresas que aderiram ao ELITE em março de 2018 e o IDMC estima que novas 3 turmas serão anunciadas ao longo de 2019.

A abertura do evento, coube ao 2º vice-presidente da FIESP e do CIESP, José Ricardo Roriz, que elogiou a iniciativa do programa e pontuou a importância do programa para as pequenas e médias empresas e destacando que o acesso ao crédito com condições competitivas aquece o mercado interno brasileiro e provoca resultados positivos na performance das pequenas e médias empresas.

O embaixador da Itália no Brasil, Antônio Bernardini, que também prestigiou o lançamento do programa, abordou sobre a importância das relações Itália-Brasil, da troca de experiência entre os países e ressaltou sua expectativa de que as relações econômicas entre os dois países continuem estreitando.

O evento contou também com a participação de Graziano Messana, sócio da GM Venture, que fez referências ao ambiente econômico pouco competitivo do Brasil, destacando a necessidade de reformas estruturais e culturais no âmbito empresarial. Andrew Velasco, gerente de Capital Services do ELITE – London Stock Exchange, apresentou um panorama do ELITE no mundo e destacou os recentes avanços do ELITE em oferecer serviços financeiros que conectam as companhias participantes do programa à investidores viabilizando operações de M&A e mercado de capitais. Encerrando a programação, Eduardo Campos, diretor de desenvolvimento de negócios do  IDMC, apresentou como o programa ELITE funciona no Brasil, destacou as vantagens do programa para a pequena e média empresa e apresentou o plano de expansão do Programa ELITE no território brasileiro.

Como parceiro estratégico do ELITE, o IDMC busca através do programa ELITE Brasil, o fortalecimento do ambiente de negócios do país fomentando o crescimento e amadurecimento das médias e grandes companhias brasileiras e a realização de operações de Fusão & Aquisição e Mercado de Capitais. O objetivo é alcançar 300 companhias nos próximos 5 anos, reconhecendo que o middle market brasileiro tem a capacidade única de inovar, criar postos de trabalho e impactar positivamente o desenvolvimento econômico e crescimento do PIB brasileiro.

Para conhecer mais sobre ELITE acesse: https://www.lseg.com/elite e entre em contato com o IDMC para entender a atuação do programa no Brasil.

Veja abaixo as apresentações utilizadas no lançamento:

Apresentação IDMC_11_04_2019

Apresentação GM Venture_11_04_2019

Apresentação ELITE_11_04_2019