Camila Cruz - IDMC


O Instituto de Desenvolvimento do Mercado de Capitais, em parceria com a Comissão Permanente de Estudos de Direito da Concorrência da OAB/MG e patrocínio do Guimarães e Viera de Mello Advogados, realizou nesta manhã em Belo Horizonte, o seminário “Defesa da Concorrência e os Impactos na Operações de M&A no Brasil”.

O encontro, que reuniu empresários e dirigentes jurídicos de companhias mineiras com o Presidente do Conselho Administrativo de Defesa Econômica – CADE – Dr. Alexandre Barreto de Souza, contou com a abertura do diretor presidente do IDMC, Paulo Ângelo Carvalho de Souza e do presidente da Comissão de Direito da Concorrência da OAB/MG, Paolo Mazzucato.

Nos últimos anos, com o aquecimento do mercado de fusões e aquisições no Brasil, tem-se observado uma maior participação do CADE na regulação da concentração econômica no Brasil, suscitando a curiosidade de empresários sobre a atuação da entidade e os métodos de avaliação do impacto de uma transação no ambiente concorrencial de um determinado setor da economia.

Com intuito de garantir o bom entendimento sobre a atuação do CADE, e a importância de se precaver quando do planejamento e execução de operações de fusão e aquisição, o evento contou com palestra magna do Presidente do CADE, Dr. Alexandre Barreto de Souza.

Além disso, Dr Alexandre também participou do painel de debates “Defesa da Concorrência na perspectiva do setor privado”, moderado por Paolo Mazzucato, com a participação dos debatedores Rodrigo Carvalho, head de M&A do Bank of America Merril Lynch; Leonardo Guimarães, sócio do GVM Advogados; e Luiz Humberto Naves, CFO e ex- sócio do Grupo Rodoban.