Camila Cruz - IDMC


Governança Corporativa é tema do 3º Módulo ELITE Brasil

Nos dias 07 e 08 de agosto de 2018, a 1ª Turma do programa ELITE Brasil participou do 3º Módulo do programa, com o tema “Modelos Organizacionais e Governança Corporativa”, na sede do IBMEC em Belo Horizonte.

O workshop “Modelos Organizacionais e Governança Corporativa” faz parte de uma programação de 10 módulos e tem como objetivo equalizar conceitos, contextualizar a adoção de melhores práticas em Governança Corporativa, considerando o ciclo de vida e os modelos organizacionais em empresas familiares.

O programa ELITE Brasil, que está com a segunda turma em formação, apoia companhias privadas com grande potencial de crescimento a se prepararem e estruturarem para atingir esse potencial através da educação de seus principais gestores e acionistas, troca de experiências com empresas e assessores do mercado de capitais e acesso a oportunidade de capitalização de seus negócios.

As 10 companhias que formam a 1ª turma ELITE Brasil, participaram através de seus representantes, dentre eles CEOs, acionistas, membros de conselhos e demais diretores, de um dia e meio de programação. A agenda contou com a exposição da professora de Governança Corporativa do IBMEC, Adriana Solé; os sócios do Fialho Salles Advogados, Alice Dourado e Gustavo Magalhães; a sócia de Consultoria da Grant Thornton, Adriana Moura; a advogada responsável pelo Compliance do Grupo Arcelor Mittal, Thamyle Leite; a consultora de Governança Corporativa e Relações com Investidores do MZ Group, Edina Biava; o Sócio do Paul Hastings, Steven Sandretto e o Diretor de Mid-Market M&A do ‎Credit Suisse Brasil Dênis Morante.

As companhias participantes puderam, através da condução dos painelistas, identificar os momentos críticos, a estrutura básica, os principais atores e o sistema de fiscalização e controle de um processo de Governaça Corporativa. Dentre os tópicos abordados, podemos destacar os conflitos de agência; as especificidades do processo em empresas familiares; as melhores práticas; a diferenciação entre GCR e ESG e tendências.

A professora do IBMEC Adriana Solé foi responsável pela condução do conteúdo do módulo “Modelos Organizacionais e Governança Corporativa”. Além de professora das disciplinas Governança Corporativa e Estratégia Empresarial, Adriana é Consultora Associada do IDMC, onde também foi diretora; conselheira de administração certificada pelo IBGC e coautora do livro “Governança Corporativa: Fundamentos, Desenvolvimento e Tendências”.

Veja abaixo as considerações e recomendações de Solé sobre a importância da estrutura de Governança Corporativa em empresas familiares.

 

A importância da estrutura de Governança Corporativa em empresas familiares.

Adriana, Solé

Partindo do princípio de que Governança Corporativa é o sistema pelo qual as empresas são direcionadas, monitoradas e incentivadas para garantir o retorno esperado aos seus donos, a harmonização dos interesses de outras partes interessadas e a sua perpetuidade, um processo que respeite o ciclo de vida, a visão e missão da empresa e coloque ordem na casa é fundamental para o sucesso de qualquer empreendimento. A governança existe para garantir os negócios ao longo do tempo, independentemente das mãos de quem estiver.

Na realidade, a estrutura de governança em empresas familiares educa os grupos empresários a tratar a empresa como empresa, a família como família e a propriedade com respeito, não desconsiderando as íntimas relações entre todos estes atores. E isso não é nada fácil!

A partir do momento que o dono começa a estruturar ou organizar a Propriedade, o primeiro aspecto de Governança, ou seja, o capital social dos seus negócios, ele provoca inicialmente um grande desconforto na família e sócios forçando todos os participantes a entender os critérios que precisam ser levados em conta para a preservação dos negócios. Isto significa muitas vezes a ter que se estruturar tanto um acordo de acionistas que defenda entre outros aspectos, a empresa das demandas por liquidez das famílias e sócios, como também um protocolo familiar, focado no processo sucessório dos negócios com ou sem a participação de familiares na gestão através de regras que devem ser definidas pela própria família. Assuntos delicados em todo grupo empresarial!

Através de uma estrutura de Governança é facilitado e estimulado a necessária segregação de papéis, funções, atribuições e a definição das responsabilidades tanto entre os membros da família quanto nas empresas o que determina em grande parte a legitimidade da estrutura de poder principalmente nos negócios.

Como não existe estrutura de governança sem um sistema de fiscalização e controle, este sistema geralmente é montado para preservar a integridade civil e criminal, diminuindo o grau de exposição e responsabilização da alta administração da organização em relação a potenciais comportamentos irregulares ou ilegais de seus colaboradores.

Cada empresa tem o seu tempo e o seu ritmo. Estruturar governança em uma empresa depende da vontade e entendimento dos seus donos de que é importante começar o processo, uma vez que é a senha do mundo corporativo atual, mas que tanto a direção quanto o ritmo deste processo deverão sempre sob seu comando.

 

A Segunda Turma do ELITE Brasil está em processo de formação. Entre em contato com o IDMC para conhecer mais sobre o programa e saiba como sua empresa pode participar.

 

Veja abaixo algumas fotos do 3º Módulo da 1ª Turma ELITE Brasil.