Camila Cruz - IDMC


O IDMC realizou nos dias 26, 27 e 28 de março o 7º Módulo do programa ELITE Brasil, com o tema Capital Markets Masterclass.

Com uma agenda de dois dias e meio, o workshop visou apresentar às companhias da primeira turma do ELITE, em detalhes, as principais operações privadas e públicas nos mercados de M&A e capitais, roteirizando uma operação modelo, implicações legais e regulação dos mercados, o papel dos assessores nas operações e fatores de sucesso para estas operações.

O primeiro dia de workshop aprofundou sobre as operações de M&A e Private Equity e contou com a participação como painelistas as sócias do Fialho Salles Advogados, Patricia Alvarenga e Alice Dourado e a associada Débora Resende Castanheira Carvalho; o sócio da Grant Thornton Brasil, João Rafael Araujo, CPA; o Vice Presidente de M&A do Credit Suisse Brasil, Tiago Sardinha Almeida e o Diretor de Desenvolvimento de Negócios do IDMC, Eduardo Matias Campos.

O  segundo dia DO 7º Módulo foi destinada à explorar sobre Emissão de Títulos e Divida Corporativa e IPO. O dia iniciou-se com a participação do superintendente de relações com investidores da Cemig – Companhia Energética de Minas Gerais, Antonio Velez, que expôs o case das emissões de debêntures da CEMIG e a interface na relação com os investidores.

Luciana Ferreira Diretora de Relações com Investidores da Algar Telecom apresentou o estudo de caso de debêntures da Algar Telecom, os motivos que levaram a companhia acessar o mercado de capitais, as características das emissões realizadas e as lições aprendidas.

Flavia Mouta, Diretora de Regulação de Emissores da B3, expôs sobre o mercado e ambiente regulatório de dívida corporativa no Brasil; Registros CVM/B3 e o Processo de Listagem.

Finalizando o segundo dia, o programa contou com as participações de João Rafael Araujo, CPA, Sócio da Grant Thornton Brasil, que abordou sobre a preparação da companhia para o IPO, auditoria independente e due dilligence; Thiago Fiuza Camargos Guelber de Barros Vieira, associado do Fialho Salles Advogados, que explanou a respeito do formulário de referência e due dilligence legal e Steven Sandretto, Sócio do Paul Hastings, que explicou os procedimentos para Listagem e Emissão de Títulos de Dívida nos EUA.

No terceiro dia de workshop, o IDMC recebeu Jordana Bueno Fernandes, investment banking analyst do Credit Suisse Brasil, que apresentou sobre estruturação, distribuição da oferta de ações e prospecto de distribuição púbica de ações; João Marin, sócio da MZ, que compartilhou sua experiência em relações com investidores e Ana Luiza Franco Forattini, diretora jurídico e administrativo do Banco Inter, que dividiu com os representantes das companhias ELITE o estudo de caso do IPO do Banco Inter.